Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Black Friday? ASAE instaura 48 processos em vendas com redução de preço

"Desrespeito das regras do anúncio de venda com redução de preços" e "incumprimento das regras legais sobre promoções" entre as principais infrações destacadas pela Autoridade.

Black Friday? ASAE instaura 48 processos em vendas com redução de preço
Notícias ao Minuto

11:29 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, durante o mês de novembro, operações de fiscalização, através das Unidades Regionais, de norte a sul do país, "para verificação do cumprimento das regras legais do exercício das atividades económicas sobre práticas de venda com redução de preços".

A ação versou "designadamente na oferta de produtos em saldos, liquidações e promoções, realizadas numa época em que se promovem iniciativas como a Black Friday ou a Cyber Monday", adianta a Autoridade em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

As ações de fiscalização visaram estabelecimentos de comércio em lojas físicas ou com ofertas online, "tendo sido verificado o cumprimento da conformidade das práticas de venda com redução de preço por parte dos operadores económicos face à legislação em vigor".

Foram fiscalizados um total de 550 operadores económicos, "tendo sido instaurados 48 processos de contraordenação".

Como principais infrações destacaram-se, de acordo com a mesma nota, "o desrespeito das regras do anúncio de venda com redução de preços, o incumprimento das regras legais sobre promoções, o incumprimento do dever de prestar informação sobre o preço da chamada telefónica para a rede fixa nacional e para a rede móvel nacional (sendo esta obrigatoriedade resultante da entrada em vigor do DL 59/2021), entre outras".

Leia Também: Faturação com cartão na Black Week sobe 11% face a 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório