Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

GNR apreende 295 quilos de pinhas furtadas em Coruche

A colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro.

GNR apreende 295 quilos de pinhas furtadas em Coruche
Notícias ao Minuto

23:57 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

País Pinhas

O Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na sexta-feira, 295 quilos de pinhas mansas (Pinus pinea), e identificou três homens, com idades entre os 17 e os 31 anos, suspeitos do furto das mesmas, no concelho de Coruche. 

A apreensão deu-se no decorrer de uma ação de patrulhamento, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Os militares da GNR viriam a detetar uma viatura suspeita a sair de uma propriedade, pelo que foram "realizadas diligências no sentido de efetuar uma abordagem e fiscalização ao veículo". 

Nesse momento, os militares viriam a concluir que no interior da viatura estavam a ser transportados 295 quilos de pinhas, sendo que os suspeitos não conseguiram justificar a sua proveniência. Perante esse facto, as pinhas viriam a ser apreendidas, bem como uma escada e duas varas.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Coruche.

No mesmo comunicado, a GNR recorda que o pinheiro-manso "é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional".

Porém, a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, com o objetivo de salvaguardar "o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão" e de evitar a "colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida".

Leia Também: Apreendida no Aeroporto do Porto mala de porão com 213 mil euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório