Meteorologia

  • 31 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 4º MÁX 14º

Costa vai ao Qatar para manter "tradição" e desvaloriza polémicas

António Costa disse ainda que, se a seleção portuguesa for à final, terá "muito gosto" em voltar ao Qatar.

Costa vai ao Qatar para manter "tradição" e desvaloriza polémicas
Notícias ao Minuto

14:20 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Mundial 2022

António Costa viaja ainda hoje de Tirana, Albânia, para Doha, no Qatar. A viagem é feita no avião oficial do Estado português e, questionado pelos jornalistas sobre a polémica das viagens dos representantes portugueses para assistir aos jogos da seleção no Mundial, António Costa diz que esta é uma questão "resolvida".

"É a tradição que, aliás, temos tido, pelo menos desde que sou primeiro-ministro. Não me recordo de nenhuma prova europeia ou mundial onde os responsáveis do Estado não tenham estado junto com a seleção, representando o conjunto do país no apoio à seleção", declarou o chefe de Governo, falando aos jornalistas portugueses à margem da primeira cimeira da UE com os Balcãs Ocidentais, em Tirana.

Em declarações prestadas na capital albanesa, foi questionado se estava confortável com tal deslocação, dada a polémica relacionada com os direitos humanos no Qatar e também com o facto de viajar no avião oficial do Estado, afirmando que "é uma questão que já não se coloca".

"Já estivemos na Rússia e em França. Os locais onde ocorrem as provas são onde elas foram decididas, a seu tempo", explicou o primeiro-ministro, afirmando esperar uma vitória da seleção das quinas na partida de hoje.

António Costa disse ainda que, se a seleção portuguesa for à final, terá "muito gosto" em voltar ao Qatar.

A seleção portuguesa de futebol defronta hoje a Suíça em jogo dos oitavos de final do Mundial2022, procurando assegurar uma vaga nos 'quartos' pela terceira vez na história e 16 anos depois da última qualificação.

Tanto em 1966 como em 2006, a equipa das 'quinas' atingiu os quartos-de-final, sendo que na primeira ocasião a prova ainda não contemplava a realização de oitavos de final. Em ambos os casos, Portugal acabaria por chegar às meias-finais, ficando em terceiro lugar em Inglaterra e em quarto na Alemanha.

Depois de ter conquistado o Grupo H, com seis pontos, à frente da Coreia do Sul, de Paulo Bento, que também seguiu em frente, a formação comandada por Fernando Santos terá como adversária uma Suíça que ficou no segundo posto do Grupo G, em igualdade com o líder Brasil, mas em desvantagem na diferença de golos.

Este será o terceiro confronto entre as duas seleções este ano, na sequência dos dois realizados para a Liga das Nações, ambos no espaço de uma semana, em junho, com Portugal a vencer por 4-0 em Alvalade e, uma semana volvida, a ser derrotado por 1-0, em Genebra.

Portugal e Suíça defrontam-se no último dos oito jogos dos oitavos de final, a partir das 22:00 locais (19:00 em Lisboa), no Estádio de Lusail.

O Mundial2022 decorre até 18 de dezembro, no Qatar.

Leia Também: Portugal-Suíça: Passo a passo no caminho até ao sonho

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório