Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

PSP investiga carro suspeito na embaixada dos EUA em Lisboa

O alerta foi dado às 10h20. Foram acionados o Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo e um outra unidade responsável nestes casos, com a ajuda de cães treinados para detetar anomalias. 

PSP investiga carro suspeito na embaixada dos EUA em Lisboa
Notícias ao Minuto

12:36 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

País PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) investigou, esta terça-feira, uma viatura suspeita que estava estacionada no parque exterior da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, tendo a operação permitido concluir que não havia razão para alarme.

De acordo com o que o comissário Artur Serafim explicou ao Notícias ao Minuto, após a denúncia, que foi feita por responsáveis da embaixada, os agentes dirigiram-se ao local.

Segundo o responsável, numa primeira abordagem foram acionados o Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo e um outra unidade responsável nestes casos, com a ajuda de cães treinados para detetar anomalias. 

Toda esta operação demorou cerca de 1h20, tendo o alerta sido dado por voltas 10h20. Após a verificação das autoridades, responsáveis da embaixada em questão verificaram também a situação.

A denúncia acontece no dia seguinte à embaixada da Ucrânia em Lisboa ter recebido duas cartas suspeitas sem engenhos explosivos. A correspondência levantou também suspeitas, dado que outros países receberam cartas armadilhadas ou olhos de animais. O primeiro-país onde se registou esta problemática foi em Espanha, numa situação que um dos funcionários ficou ferido. 

Horas depois, descobria-se que uma carta endereçada ao primeiro-ministro espanhol já tinha sido enviada, em novembro. Estas ameaças estão a ser vistas como uma resposta da Rússia ao apoio que os países têm vindo a dar a Kyiv. Já a Rússia negou estar envolvida no processo.

Leia Também: PJ detém suspeitos de corrupção na Defesa e faz buscas no Ministério

Recomendados para si

;
Campo obrigatório