Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Inundações em Faro não resultaram do inadequado escoamento, diz autarca

O presidente da Câmara de Faro considerou hoje que as inundações que afetaram a cidade esta manhã resultaram da chuva intensa que caiu num curto espaço de tempo, "e não por um inadequado sistema" de escoamento de águas pluviais.

Inundações em Faro não resultaram do inadequado escoamento, diz autarca
Notícias ao Minuto

17:51 - 05/12/22 por Lusa

País Faro

"Quando a intensidade de chuva tem estes valores é impossível ter soluções, porque qualquer que seja o escoamento não consegue dar vazão a situações com esta intensidade de água", disse à agência Lusa Rogério Bacalhau (PSD).

De acordo com o autarca, a chuva intensa, como a que ocorreu ao início da manhã de hoje e que provocou inundações, com danos materiais, "são situações pontuais, sobre as quais pouco pode ser feito, a não ser minimizar os danos e socorrer as pessoas e bens".

"Lamento o que aconteceu, compreendo as pessoas, as suas preocupações, que se vêm desesperadas face a estas ocorrências, mas não há grandes ações a fazer por parte da Câmara, porque assim que a chuva parou o escoamento da água foi imediato", indicou.

Rogério Bacalhau sublinhou que o sistema de escoamento de águas pluviais da cidade de Faro "não é inadequado, porque assim que houve diminuição da intensidade pluvial, a água desapareceu, demonstrando que está a funcionar adequadamente".

"Se tivéssemos um sistema diferente, provavelmente, face à chuva intensa num curto espaço de tempo, teríamos inundações na mesma", notou.

O autarca referiu ainda que "as inundações também não resultaram da falta de limpeza das sarjetas, dado que durante o dia de domingo os serviços municipais procederam à sua limpeza nas zonas tido como das mais problemáticas".

Segundo o responsável, a chuva intensa que fustigou o concelho, com maior incidência no centro da cidade, "não afetou habitações que obrigassem ao realojamento de pessoas".

"Além dos danos causados aos comerciantes, a chuva esteve na origem da derrocada de uma parede de uma casa devoluta na cidade velha, estrutura que estava sinalizada pela Proteção Civil. Uma das paredes ruiu e danificou uma viatura que estava estacionada", concluiu.

A intensa chuva que caiu ao início da manhã provocou inundações, bloqueio de estradas e impediu a abertura de escolas e estabelecimentos comerciais no concelho de Faro.

O coordenador da Proteção Civil Municipal de Faro, Rui Graça, precisou à agência Lusa que a chuva que caiu no espaço de uma hora, entre as 7h00 e as 8h00, "provocou inundações um pouco por todo o concelho, sendo o centro da cidade a zona mais afetada".

Rui Graça frisou que o sistema de drenagem de águas pluviais "teve dificuldade em escoar o grande caudal de água registado num tão curto espaço de tempo, considerando que a situação era difícil de controlar".

Leia Também: Comerciantes de Faro descrevem cenário "assustador" após inundações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório