Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ministro da Saúde rejeita "cenário de caos" nas urgências

Doentes não estão a ser atendidos "com a prontidão que seria desejada", admitiu Manuel Pizarro.

Ministro da Saúde rejeita "cenário de caos" nas urgências
Notícias ao Minuto

11:51 - 05/12/22 por Marta Amorim

País SNS

Não acho que haja um cenário de caos, acho que há um cenário de dificuldades, mas as pessoas estão todas a ser atendidas”, disse o ministro da Saúde aos jornalistas esta manhã, logo após ter recebido o reforço da vacina da Covid-19, no Porto. 

Admitiu, porém, que os doentes não estão a ser atendidos “com a prontidão que seria desejada”, Manuel Pizarro apelou à compreensão de utentes e familiares.

Falando em tempos de espera "absolutamente indesejáveis", deixou ainda uma mensagem de agradecimento a profissionais de saúde. 

“O que está a acontecer neste momento é algo que, infelizmente, é habitual em Portugal. Há um fluxo excessivo às urgências, as alternativas não funcionam como desejaríamos e as dificuldades aumentam”, afirmou, asseverando que “a situação é pontual, mas isso não diminui a gravidade”.

Frisando sempre que as melhorias são visíveis, Pizarro disse que as dificuldades variam de hospital para hospital e que as medidas já implementadas impediram que a situação se descontrolasse.

O ministro da Saúde deixou ainda a mensagem, já amplamente asseverada pelo Governo, de que os serviços de urgência devem ser utilizados apenas para os casos urgentes, sendo que os restantes devem fazer-se valer do serviço do  SNS 24.

Recorde-se que este fim-de-semana, vários hospitais sofreram perturbações nos serviços de urgência, com longos tempos de espera, sendo que  Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, chegou mesmo a ter a urgência encerrada aos doentes encaminhados pela INEM. 

Também as urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, solicitaram o desvio de doentes não críticos fora da área de influência daquela unidade hospitalar para outros hospitais por sobrelotação do serviço.

Leia Também: PS acusa PSD de "problema de consciência" e de querer desmantelar o SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório