Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Aviso de agitação marítima da Capitania do Funchal em vigor até domingo

A Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de agitação marítima forte para o mar da Madeira que está em vigor até às 06:00 de domingo.

Aviso de agitação marítima da Capitania do Funchal em vigor até domingo
Notícias ao Minuto

13:29 - 03/12/22 por Lusa

País Funchal

O aviso tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima.

Segundo a nota da autoridade marítima regional, na costa norte da Madeira as ondas vão aumentar gradualmente até os cinco metros, sendo na ordem dos 3,5 metros da costa sul.

Também indica que a visibilidade no mar deve ser "boa a moderada" e o vento vai "aumentando para fresco a muito fresco no final".

Face a estas condições meteorológicas, a capitania "recomenda aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas".

O IPMA emitiu um alerta amarelo para as regiões montanhosas da Madeira devido à precipitação e trovoada entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de domingo, que passa a alerta laranja a partir das 12:00 de domingo até às 00:00 de segunda-feira.

Estas regiões estão também sob alerta amarelo para vento (de sudoeste, com rajadas até 90 quilómetros/hora) entre as 21:00 de domingo e as 03:00 de segunda-feira e sob alerta amarelo devido à precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, entre a meia-noite e as 03:00 de segunda-feira.

Já a costa sul da Madeira estará sob alerta amarelo devido à precipitação entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de domingo, sendo que, a partir dessa hora e até às 00:00 de segunda-feira, o alerta passa a laranja. Entre domingo e segunda-feira, esta zona estará também sob alerta amarelo para agitação marítima, precipitação e vento.

Leia Também: Madeira poupou 70% na energia das iluminações natalícias em 10 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório