Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

AMN e Marinha alertam para condições adversas no mar da Madeira

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa alertaram hoje para o "agravamento considerável" da situação meteorológica e agitação marítima na Madeira a partir das 12:00 de sábado e até às 12:00 horas de segunda-feira.

AMN e Marinha alertam para condições adversas no mar da Madeira
Notícias ao Minuto

13:34 - 02/12/22 por Lusa

País Madeira

Em comunicado, as autoridades indicam que a ondulação será do quadrante Noroeste, "com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os 12 e os 14 segundos".

Na nota é ainda referido que as previsões apontam para "ventos que poderão registar uma intensidade média de até 65 km/h e rajadas até 117km/h, proveniente do quadrante Oés-sudoeste".

Face a estas condições meteorológicas, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam "toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras".

As autoridades recomendam o reforço da amarração, salientando a importância de manter "uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas".

São também desaconselhados passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, "evitando ser surpreendido por uma onda".

Outra das recomendações é para que não seja praticada "pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".

Leia Também: Chuva e temperaturas negativas. O que o estado do tempo nos reserva?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório