Meteorologia

  • 08 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 7º MÁX 12º

Chuva e temperaturas negativas. O que o estado do tempo nos reserva?

Céu nublado, aguaceiros, neblina, geada e até neve. Eis como vai estar o tempo para este primeiro fim de semana de dezembro.

Chuva e temperaturas negativas. O que o estado do tempo nos reserva?
Notícias ao Minuto

09:44 - 02/12/22 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Em tempo de quase inverno, em que o Natal já se aproxima a passos largos, fique a saber que o primeiro fim de semana deste mês de dezembro trará, no sábado, "céu geralmente muito nublado no Centro e Sul, com períodos de chuva, apresentando-se pouco nublado no Norte". De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há ainda previsões de neblina ou nevoeiro matinal e formação de geada no Interior. 

Conte ainda com "períodos de chuva a partir da manhã no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, estendendo-se gradualmente ao interior das regiões do Centro e Sul", assim como com a "possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde"

Já no que às temperaturas diz respeito, espere uma "pequena descida da mínima na região Norte" e uma "pequena subida na região Sul".

Nos Açores, o sábado deverá trazer "períodos de céu muito nublado com abertas" e aguaceiros por vezes fortes nos grupos Central e Oriental. No arquipélago da Madeira, o céu estará "geralmente muito nublado" com aguaceiros mais frequentes a partir da tarde e descida da temperatura. 

Em Lisboa, as temperaturas situar-se-ão entre os 7ºC de mínima e os 14ºC de máxima. Já no Porto, estas irão variar entre os 5ºC e os 15ºC. O distrito de Bragança será onde se sentirá mais frio, com os termómetros a descerem até aos -2ºC

Vila Real, Guarda e Viseu sentirão mínimas de 0ºC. 

E no domingo? 

No domingo, o 'cenário' será em tudo semelhante ao verificado no dia anterior. Espere, de acordo com o IPMA, "períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado na região Sul até ao fim da manhã."

Os aguaceiros irão aparecer nas regiões do Norte e Centro, 'transformando-se' em neve "nos pontos mais altos da Serra da Estrela". Se está no Baixo Alentejo e Algarve, conte com chuva "a partir do final da tarde". 

Nos Açores, esperam-se períodos de céu muito nublado com abertas. Os grupos Central e Oriental irão sentir "chuva e aguaceiros, por vezes fortes na madrugada", assim como "Vento norte muito fresco a forte". A Madeira terá "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, sendo mais persistentes nas vertentes sul e nas terras altas" e vento moderado a forte. 

Quanto às temperaturas, Bragança voltará a ser o distrito mais frio, com -3ºC. Segue-se a Guarda com mínimas de 1ºC e máximas de 8ºC. 

Em contraste, Faro é a zona de Portugal continental para a qual está prevista a temperatura máxima mais alta: 18ºC. Lisboa ficará pelos 15ºC de máxima e o Porto pelos 14ºC.

Leia Também: Ilhas dos Açores com avisos de vento e chuva forte sábado e domingo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório