Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Agitação marítima. Ondas nos Açores podem chegar aos 15 metros

Saiba quais os cuidados que deve ter pelo menos durante o próximo fim de semana.

Agitação marítima. Ondas nos Açores podem chegar aos 15 metros
Notícias ao Minuto

20:46 - 01/12/22 por Notícias ao Minuto

País Agitação marítima

A Autoridade Nacional Marítima (ANM) alerta para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas no arquipélago dos Açores a partir de sexta-feira.

De acordo com uma nota publicada no site da ANM, também haverá agravamento na agitação marítima, previsto entre as 6h de sexta-feira e as 18h do próximo domingo.

As ondas podem, de acordo com o que os responsáveis, atingir os 15 metros.

"​A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Nordeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 15 metros, com um período médio a variar entre os 14 e 15 segundos. São esperados ventos que poderão registar uma intensidade média de até 93km/h e rajadas até 168km/h, proveniente do quadrante Nor-noroeste", lê-se no site.

A Marinha e a ANM alerta, por isso, para que tenham cuidados, tanto numa eventual ida ao mar como na aproximação em zonas costeiras.

Recorde as recomendações que devem ser tomadas nestes casos:

  • Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
  • Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Leia Também: "Temperaturas em casa podem não ser diferentes do exterior", avisa Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório