Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

1 de Dezembro. "Comemorações que agora fazemos são a melhor homenagem"

Augusto Santos Silva assinalou o Dia da Restauração da Independência com uma publicação partilhada no Twitter.

Notícias ao Minuto

16:28 - 01/12/22 por Teresa Banha

País Dia da Independência

O presidente da Assembleia da República assinalou, esta quinta-feira, o Dia da Restauração da Independência, comemoração que marca hoje o dia.

"A 1 de dezembro de 1640, Portugal recuperou a sua independência, isto é, a sua liberdade", escreveu Augusto Santos Silva numa publicação partilhada no Twitter.

"As comemorações que agora fazemos, em democracia, são a melhor homenagem que podemos prestar aos heróis que em 1640 nos devolveram a liberdade", considerou o responsável.

Santos Silva marcou hoje presença numa cerimónia na Praça dos Restauradores, em Lisboa, onde também esteve o presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa deixou também uma mensagem para assinalar o dia, na qual lembrou que os ciganos que "deram a vida" pela independência nacional e lamentou a discriminação de que têm sido alvo em Portugal.

"Ao lembrar tantos portugueses, de tantas origens, que se envolveram no movimento revolucionário, o Presidente da República quer lembrar também os portugueses de etnia cigana que, como reconheceu então o próprio Rei D. João IV, deram a vida pela nossa independência nacional", reforçou Marcelo.

O dia 1 de dezembro assinala o golpe revolucionário de 1640 que acabou com o domínio da dinastia Filipina sobre Portugal, retirando o país da alçada espanhola e colocando no trono D. João IV.

Leia Também: Ministra diz ser "preciso proteger diariamente os ganhos da Restauração"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório