Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Hoje é um dia triste". Eucalipto centenário cortado em Vila Verde

A árvore constituía "um perigo real para pessoas e bens" devido ao "estado  avançado de degradação das suas raízes e do próprio tronco".

"Hoje é um dia triste". Eucalipto centenário cortado em Vila Verde
Notícias ao Minuto

23:45 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

País Braga

A árvore de cerca de 150 anos conhecida entre os populares de Vila Verde, em Braga, por 'Eucalipto de Moure' foi cortada e removida por completo esta quarta-feira "por se situar numa zona de muito movimento" constituir "um perigo real para pessoas e bens" devido ao "estado  avançado de degradação das suas raízes e do próprio tronco".

De acordo com o anúncio feito pela Junta de Freguesia de Moure no Facebook, "hoje é um dia triste". "A Infraestruturas de Portugal, no culminar de um processo que já dura há vários meses, procedeu ao corte do eucalipto junto da Estrada Nacional 201, conhecido por todos como 'eucalipto de Moure', referiu a autarquia.

"Esta decisão (...) resultou da avaliação realizada por técnicos especializados, os quais concluíram não haver as mínimas garantias de segurança para a manutenção do eucalipto", lê-se na nota da autarquia.

A restante parte da árvore vai ser objeto de tratamento e integrará a obra de requalificação do espaço envolvente ao local onde atualmente se encontrava o eucalipto, com o objetivo de manter "viva a alma da árvora, para que continue a ser um símbolo da freguesia".

O eucalipto, com 44 metros de altura e 9,75 de perímetro encontrava-se na zona central da freguesia e era um símbolo da freguesia, do concelho e da região. Estava plantado junto à Estrada Nacional 201.

Leia Também: Mulher de 60 anos detida por posse de arma proibida em Vila Verde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório