Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Conselho Superior de Defesa vai voltar a reunir a 23 de dezembro

Na agenda estiveram temas relacionados com a "Força Nacional Destacada".

Conselho Superior de Defesa vai voltar a reunir a 23 de dezembro
Notícias ao Minuto

14:49 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Conselho da Defesa

Depois de se ter reunido, esta quarta-feira, o Conselho Superior de Defesa Nacional vai, novamente, reunir a 23 de dezembro, para discutir matérias relacionadas com a "Força Nacional Destacada", informa uma nota publicada no site da Presidência da República.

"O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu hoje, 30 de novembro de 2022, na continuação da reunião de ontem, sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e deu Parecer Favorável, por unanimidade, à informação do Almirante Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, sobre matéria de Força Nacional Destacada", pode ler-se na nota.

A mesma nota informou ainda que foi "convocada nova reunião para o dia 23 de dezembro com o objetivo de concluir a aprovação da aludida matéria".

As informações que constam na nota publicada no site oficial da Presidência da República na Internet, não indicam que força ou forças nacionais destacadas estão em causa. A agenda desta reunião não foi tornada pública, nem o que levou à marcação de novas reuniões para a continuação dos trabalhos.

Nos termos da Constituição, o Conselho Superior de Defesa Nacional é um órgão colegial específico, presidido pelo Presidente da República, de consulta para os assuntos relativos à defesa nacional e à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas.

Fazem parte deste órgão o primeiro-ministro, os ministros de Estado e da Defesa Nacional, Negócios Estrangeiros, Administração Interna, Finanças e responsáveis pelas áreas da indústria, energia, transportes e comunicações, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e os chefes da Armada, do Exército e da Força Aérea.

Integram ainda o Conselho Superior de Defesa Nacional os representantes da República e presidentes dos governos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, o presidente da Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República e mais dois deputados eleitos para este órgão por maioria de dois terços.

Leia Também: Conselho Superior de Defesa volta a reunir-se hoje às 12h00

Recomendados para si

;
Campo obrigatório