Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Modalidade 'Casa Aberta' passa a estar disponível para maiores de 60 anos

Estes indivíduos podem, assim, dirigir-se diretamente ao centro de vacinação ou ao centro de saúde para receber a vacina.

Modalidade 'Casa Aberta' passa a estar disponível para maiores de 60 anos
Notícias ao Minuto

13:32 - 30/11/22 por Ema Gil Pires

País Covid-19

A modalidade 'Casa Aberta' para vacinação de reforço contra a Covid-19 (comumente designada de 'quarta dose') e contra a gripe passou a estar disponível para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com a informação que acaba de ser avançada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O mesmo é válido para os utentes com 40 ou mais anos que foram vacinados com o fármaco da Janssen há 90 ou mais dias.

São, neste momento, elegíveis para a dose de reforço no regime de 'Casa Aberta' os utentes que não tiveram Covid-19 nos últimos 150 dias e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 150 dias, de acordo com as autoridades de saúde.

Esta modalidade está ainda disponível, quanto à Covid-19, para: a vacinação primária (toma das primeiras duas doses de qualquer vacina, com exceção da vacina de toma única da Janssen) para utentes com idade igual ou superior a 12 anos; a vacinação de reforço (comum 'terceira dose') para utentes dos 18 aos 59 anos; e a vacinação de reforço sazonal ('quarta dose') para grupos profissionais prioritários (nomeadamente, dos serviços de saúde, bombeiros envolvidos no transporte de doente, profissionais de estabelecimentos prisionais, entre outros).

Estes indivíduos podem, assim, dirigir-se diretamente ao centro de vacinação ou ao centro de saúde para receber a vacina. Isto, claro está, desde que não tenham sido infetados ou inoculados há menos de 90 dias.

Já a vacinação contra o SARS-CoV-2 para crianças entre 5 e 11 anos deverá ser agendada previamente em qualquer ponto de vacinação ou centro de saúde, informa a autoridade de saúde.

Leia Também: Covid-19. Quem deve tomar uma dose de reforço da vacina este inverno?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório