Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Tem canadianas BCR? Há recolha de lotes por "risco aumentado de fratura"

Saiba quais os modelos e os lotes em causa.

Tem canadianas BCR? Há recolha de lotes por "risco aumentado de fratura"
Notícias ao Minuto

09:24 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) emitiu uma nota, esta terça-feira, onde revela a existência de uma recolha voluntária de diversos lotes de canadianas da marca BCR. Em causa está "um risco aumentado de fratura".

Em comunicado publicado no site do Infarmed, a entidade sublinha que o "fabricante Forta - Fabricaciones Ortopédicas Albacete, S.L. está a proceder à recolha voluntária de vários lotes de todos os modelos de canadianas da família BCR à exceção do modelo BCR-N, ou seja, os modelos BCR, BCR-Fixed, BCR Soft, BCR-Soft Fixed, BCRA-F, BCRA-R e BCRA-N."

Esta recolha, é ainda explicado, "deve-se a um risco aumentado de fratura relacionado com o material utilizado no fabrico dos lotes indicados". Assim, "a utilização das canadianas nas posições máximas de ajuste do cotovelo 4 e 5, e com um peso elevado, poderá levar ao desequilíbrio ou queda do utilizador".  

A Autoridade Nacional do Medicamento já tomou medidas e, "de acordo com as medidas previstas pelo fabricante, o Infarmed recomenda o contacto com o revendedor/fornecedor das canadianas afetadas com vista à sua recolha e substituição".

Eis o quadro com todos os lotes afetados: 

Notícias ao Minuto© Reprodução / Infarmed

Leia Também: Atenção! Infarmed alerta para recolha de vários lotes de gotas oftálmicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório