Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Marinha resgata sete tripulantes de veleiro ao largo dos Açores

Uma das vítimas estava ferida.

Marinha resgata sete tripulantes de veleiro ao largo dos Açores
Notícias ao Minuto

23:53 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A Marinha - através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) - recebeu, esta segunda-feira, um contacto a solicitar a retirada de um tripulante do veleiro 'Take Off', de bandeira Sueca.

"O veleiro encontrava-se a navegar a cerca de 2426 km, aproximadamente 1310 milhas náuticas, a Sudoeste da Ilha de S. Miguel, com destino à ilha de Santa Lúcia na América Central", pode ler-se no comunicado.  

A bordo estavam sete tripulantes, um deles ficou ferido.

Após o contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e avaliação da situação, foi confirmada a necessidade de retirada do tripulante e, ainda segundo a nota, o navio US NOAA Ronald H. Brown, foi divergido, "com equipa médica a bordo, onde prestou apoio próximo ao veleiro com o fornecimento de combustível e resgatou três tripulantes, entre eles o ferido".

O navio, por volta das 13h41 horas locais, deslocou-se para  NewPort, Rhode Island nos Estados Unidos da América (EUA), tendo sido transferida a responsabilidade de coordenação da ação para o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Conjunto de Norfolk (JRCC Norfolk).

Na ação estiveram envolvidos o Navio US NOAA Ronald H. Brown, o JRCC Cabo Verde, JRCC Norfolk, JRCC Suécia e o MRCC DELGADA, nota por fim a missiva da Marinha. 

Leia Também: Marinha coordena resgate de tripulante de navio com "doença súbita"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório