Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Santos Silva aborda "temas de cooperação bilateral parlamentar" no Qatar

O presidente da Assembleia da República (AR), Augusto Santos Silva, encontrou-se hoje com a presidente do Conselho de Curadores dos Museus do Qatar, Sheika al-Mayassa, e abordou "temas de cooperação bilateral com incidência parlamentar".

Santos Silva aborda "temas de cooperação bilateral parlamentar" no Qatar
Notícias ao Minuto

22:23 - 29/11/22 por Lusa

País Qatar

O anúncio da segunda figura do Estado português foi feito com duas mensagens no Twitter.

"Encontrei-me com a Sheika al-Mayassa, presidente dos Museus do Qatar e membro da Fundação Cultura e Democracia. Ocasião para abordarmos temas de cooperação bilateral com incidência parlamentar", escreveu o presidente da AR.

"O acesso à educação e à cultura é um direito universal. É um veículo de promoção do conhecimento mútuo entre os países e povos. A cooperação cultural favorece o diálogo franco e produtivo sobre a democracia e os direitos humanos", acrescentou.

Na segunda-feira, Augusto Santos Silva, assegurou que não há qualquer problema de relacionamento entre Portugal e o Qatar, e salientou que todos os portugueses residentes naquele país asiático "podem estar tranquilos".

"As minhas responsabilidades, hoje, já não são de condução da política externa, mas posso tranquilizar todas as pessoas. Não há nenhum problema no relacionamento entre Portugal e o Qatar, que têm um relacionamento diplomático intenso. O Qatar é um dos estados do Golfo em que temos um embaixador residente e é uma região estratégica para nós", afirmou na ocasião.

Augusto Santos Silva, que falava aos jornalistas, em Doha, à margem de um encontro com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, garantiu que a segurança dos residentes lusos no Qatar não está em causa, apesar das críticas proferidas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, relativamente às violações dos direitos humanos por parte do Qatar.

Leia Também: Direitos humanos? "Todos temos de avançar muito nessa e noutras matérias"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório