Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Infarmed autoriza uso de medicamento com rótulo estrangeiro

O regulador nacional do medicamento (Infarmed) autorizou a utilização de um medicamento à base de cloreto de potássio com rotulagem em língua estrangeira devido ao fim da comercialização de um fármaco do género produzido em Portugal.

Infarmed autoriza uso de medicamento com rótulo estrangeiro
Notícias ao Minuto

18:54 - 29/11/22 por Lusa

País Infarmed

A autorização, "a título excecional", data de segunda-feira e foi hoje divulgada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) na sua página na internet.

O medicamento é fabricado no Canadá pela farmacêutica Sandoz e tem o nome comercial de Sandoz K8, apresentando-se em embalagens de 100 comprimidos de "libertação prolongada", cada um com 600 miligramas.

Em Portugal, as embalagens, rotuladas em inglês e em francês, serão acompanhadas de um folheto informativo em português.

O medicamento, que atua como um suplemento de potássio, custa 8,37 euros (preço de venda ao público) e é comparticipado em 37% pelo Serviço Nacional de Saúde.

Este fármaco substitui um outro, também tendo cloreto de potássio como substância ativa, que deixou de ser comercializado e tinha o nome comercial de Sandoz Retard, que se apresentava em embalagens de 40 comprimidos de "libertação prolongada", cada um com 600 miligramas. O medicamento era fabricado em Portugal pela mesma farmacêutica.

Leia Também: Atenção! Infarmed alerta para recolha de vários lotes de gotas oftálmicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório