Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Remodelação no Governo. Há 6 novos secretários de Estado (e nova pasta)

O anúncio foi publicado no site da Presidência da República.

Remodelação no Governo. Há 6 novos secretários de Estado (e nova pasta)
Notícias ao Minuto

17:19 - 29/11/22 por Marta Amorim com Lusa

País Governo

O Presidente da República "aceitou, esta terça-feira, as propostas do primeiro-ministro de exonerar três Secretários de Estado: dos Assuntos Fiscais, da Economia, e do Turismo, Comércio e Serviços, bem com as propostas de nomeação", pode ler-se no site da Presidência da República. 

António Mendonça Mendes deixa as funções de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para ocupar o lugar de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, que estava em aberto desde a (polémica) demissão de Miguel Alves.

Pedro Licínio substitui João Neves como secretário de Estado da Economia e Nuno Fazenda é o novo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, cargo até aqui desempenhado por Rita Marques.

Pouco depois, num novo comunicado da Presidência, foram anunciadas novas mexidas.

João Nuno Mendes passa a ser secretário de Estado das Finanças, depois de até aqui ter desempenhado as funções de secretário de Estado do Tesouro. Nuno Félix substitui António Mendonça Mendes, que vai desempenhar as funções de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.

Alexandra Reis, por sua vez, substitui João Nuno Mendes como secretária de Estado do Tesouro.

A equipa de Fernando Medina passa a ter quatro secretários de Estado, mantendo-se Sofia Batalha como secretária de Estado do Orçamento.

A posse dos novos titulares terá lugar na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, pelas 12h00, no Palácio de Belém.

As mudanças acarretam uma nova polémica, uma vez que o Governo de Costa passa assim a ter dois adjuntos irmãos. Mendonça Mendes é irmão de Ana Catarina Mendes, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

[Notícia atualizada às 19h09]

Leia Também: "Divergências de fundo" com ministro. Costa demite secretário de Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório