Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Olivais. Operação da PSP com 11 detidos e várias armas apreendidas

A 'Operação Laços de Pólvora' terminou com nove detidos - seis homens e três mulheres - e várias armas apreendidas, segundo revelou a PSP.

Olivais. Operação da PSP com 11 detidos e várias armas apreendidas
Notícias ao Minuto

10:55 - 29/11/22 por Márcia Guímaro Rodrigues com Lusa

País Lisboa

A 'Operação Laços de Pólvora' da Polícia de Segurança Pública (PSP), levada a cabo esta terça-feira no Bairro Alfredo Bensaúde, na freguesia dos Olivais, em Lisboa, terminou com a detenção de 11 pessoas - oito homens e três mulheres - e a apreensão de várias armas e 20 mil euros.

"Foram detidas três mulheres e oito homens, pelos crimes de posse ilegal de armas e munições, de violência doméstica e ocupação ilegal de várias habitações", indica o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis), em comunicado.

Esta manhã, em declarações aos jornalistas, o comissário da Polícia, André Teixeira, revelou que foram oito indivíduos foram "detidos em flagrante delito por vários crimes", entre os quais "posse de arma de fogo ilegal e ocupação abusiva de residência".

Sobre um dos detidos pendia um mandado de detenção para primeiro interrogatório judicial pelo crime de violência doméstica.

André Teixeira explicou ainda que esta operação resultou de um "apanhado de uma série de ocorrências com armas de fogo, onde foi selecionada uma área [o Bairro Alfredo Bensaúde], para colmatar o uso abusivo de armas de fogo".

No total, foram apreendidas três armas de fogo, armas brancas, cerca de 20 mil euros em numerário, material contrafeito e cartuchos e munições.

Sobre as buscas não domiciliárias realizadas em lojas daquele bairro, o comissário explicou que muitos estabelecimentos "estão desocupados" e podem ser utilizados pelos suspeitos para "esconder material ilícito".

Esta manhã, a PSP revelou que estava a realizar uma "operação de prevenção criminal com vista ao cumprimento de 16 mandados de busca domiciliária e 22 de busca não domiciliária"

Segundo um comunicado, enviado às redações, havia a "grande probabilidade de alguns dos residentes portarem ou terem na sua posse armas de fogo ou armas brancas".

Na operação, foram empenhadas diversas valências da Polícia de Segurança, desde a investigação criminal, às equipas de Intervenção rápida, Núcleo de Armas e Explosivos  e Unidade Especial de Polícia.

A PSP adianta ainda que quatro dos detidos foram conduzidos ao Tribunal, enquanto os outros sete suspeitos foram notificados para comparecer na Instância Local de Pequena Criminalidade de Lisboa.

Na nota, o Cometlis refere também que com esta operação a PSP "visa contribuir para o reforço da segurança e da tranquilidade públicas" junto da população residente no bairro Alfredo Bensaúde e "diminuir a incidência de alterações de ordem pública e agressões com recurso a armas".

[Notícia atualizada às 22h17]

Leia Também: Lisboa. PSP faz operação contra armas ilegais em bairro dos Olivais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório