Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de 100 mil cigarros confiscados em apreensões no Aeroporto de Lisboa

Os cigarros em causa estavam acondicionados nas bagagens de três viajantes de nacionalidade angolana.

Mais de 100 mil cigarros confiscados em apreensões no Aeroporto de Lisboa
Notícias ao Minuto

15:25 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

País Cigarros

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Alfândega do Aeroporto de Lisboa, realizou duas apreensões de um total de 106.470 cigarros de diversas marcas provenientes de Angola, informa um comunicado divulgado no site da referida entidade.

Os cigarros em causa estavam acondicionados nas bagagens de três viajantes de nacionalidade angolana.

As apreensões resultaram ainda na abertura de dois procedimentos criminais, "face à existência de fortes indícios da prática do crime de contrabando por parte dos passageiros em questão", tendo os mesmos sido constituídos arguidos, informou a mesma fonte.

A primeira apreensão incidiu sobre passageiro de nacionalidade angolana proveniente de Luanda e que fez escala na cidade francesa de Paris, transportando consigo, em duas bagagens de porão, 52.000 cigarros da marca 'Pall Mall'.

Uma outra apreensão incidiu sobre outros dois passageiros, também eles provenientes de Luanda, embora tendo feito escala no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Num total de quatro bagagens, estes suspeitos transportavam consigo 54.470 cigarros de diversas marcas.

"As ações em causa não só permitiram evitar a perda de milhares de euros, a título de direitos aduaneiros, IVA e imposto sobre o tabaco, como também se enquadra no combate à fraude pela defesa da saúde pública e da economia da União Europeia", sustenta ainda a AT.

Os cigarros apreendidos serão agora "sujeitos a inutilização, sob controlo aduaneiro".

Leia Também: GNR apreende mais de 24 mil cigarros e 24 litros de bebidas alcoólicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório