Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Surtos de gripe das aves na Europa. DGAV afasta risco em Portugal

Nunca tantas aves tinham morrido num só ano nos Estados Unidos como em 2022 e registaram-se também surtos no Reino Unido e nos Países Baixos. Por cá, no entanto, não há 'receio' de que os números possam também atingir recordes.

Surtos de gripe das aves na Europa. DGAV afasta risco em Portugal

Um surto de gripe das aves matou, este ano, nos Estados Unidos, 50,54 milhões de aves. Números que fazem deste o surto mais mortal da história do país, segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).

Também no Reino Unido e noutros países europeus se registaram surtos de gripe das aves, mas, em Portugal, de acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinário (DGAV), não se corre esse perigo.

"Não é provável que tal aconteça, uma vez que, aquando da deteção de focos de doença em aves de capoeira são imediatamente implementadas medidas de controlo e erradicação que incluem a proibição da saída de aves das zonas de restrição sanitária estabelecidas de acordo com a legislação em vigor", pode-se ler numa resposta em escrito da DGAV ao Notícias ao Minuto.

"Qualquer importação de aves e produtos de aves será proveniente de países e/ou zonas livres de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade"

A DGAV garantiu que, neste momento, não se encontra nenhum foco de doença ativo, tendo morrido ou sido abatidas, este ano, 477.613 aves, "no âmbito das medidas de controlo e erradicação dos focos em aves domésticas".

Sobre eventuais alterações aos padrões de importação de aves, devido ao risco de novos focos de gripe das aves em território nacional, a DGAV assegura que "qualquer importação de aves e produtos de aves será proveniente de países e/ou zonas livres de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade, tal como estipulado na legislação em vigor de modo a salvaguardar a saúde do efetivo avícola nacional".

O surto que fustigou os Estados Unidos neste mês não é, no entanto, exclusivo desse país, onde se celebrou, no passado dia 24 de novembro, o Dia de Ação de Graças, em que a tradicional ementa é o peru no forno. Também a Europa sofreu crises de gripe das aves, levando mesmo alguns supermercados britânicos a racionar as compras de ovos. Nos Países Baixos, a deteção de um surto levou ao abate de milhares de aves.

Leia Também: Surto de gripe das aves mata mais de 50 milhões de animais nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório