Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Hospital de Coimbra pagará 36 mil euros após deixar compressa num pulmão

O caso remonta a 2012.

Hospital de Coimbra pagará 36 mil euros após deixar compressa num pulmão
Notícias ao Minuto

21:12 - 27/11/22 por Teresa Banha

País Coimbra

O Hospital de Coimbra foi condenado a indemnizar uma paciente depois de na sequência de tratamentos terem deixado compressas num pulmão.

A notícia é avançada esta terça-feira pela CNN Portugal, que explica que o material terá sido deixado no pulmão esquerdo e que essa situação terá levado a que parte desse órgão tenha sido removido. A paciente e a unidade chegaram a um acordo no valor de 36 mil euros.

De acordo com a publicação, tudo começou em 2012, quando após ser detectada uma massa no pulmão, a utente foi encaminha do hospital de Viseu para o serviço de Cirurgia Cardiotorácica  do Hospital do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. No local, foi realizada uma nova biópsia - já que o resultado da primeira, em Viseu, tinha dado inconclusivo. A biópsia terá sido realizada em bloco operatório e com anestesia geral, e consequentemente diagnosticada com um linfoma pulmonar.

Segundo a publicação, a utente foi submetida a tratamentos de quimio e radioterapia durante quatro anos, período após o qual a massa não desapareceu, e terá sido pelos médicos relacionada com sequelas dos tratamentos. 

Ainda segundo a contestação que o hospital  apresentou ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra, citada pela CNN, a unidade garante ter cumprido com os protocolos estabelecidos. A unidade terá defendido que cumpriu, inclusive, com a contagem das compressas, alegando que o terá acontecido foi uma desfragmentação do material.

A CNN cita ainda o relatório pericial do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, cujo resultado aponta para que a remoção do lobo superior esquerdo tenha sido causada pela presença do material.

Leia Também: Lei é boa mas ainda há "longo caminho" para pessoas trans no trabalho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório