Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Violência. DGS lança campanha sobre 'Masculinidades Saudáveis'

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres assinala-se esta sexta-feira, 25 de novembro.

Violência. DGS lança campanha sobre 'Masculinidades Saudáveis'
Notícias ao Minuto

15:38 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

País DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinalou, esta sexta-feira, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com o lançamento de uma campanha intitulada ‘Masculinidades Saudáveis”.

Num comunicado, divulgado no site da DGS, refere-se que a campanha tem como objetivo alertar para “a importância da promoção de padrões de masculinidade mais saudáveis nos diversos contextos da vida dos homens, comunidade, laboral, familiar, relações de intimidade, que contrariem estereótipos enraizados e previnam formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas”.

Tendo em conta que “a vida dos homens é frequentemente marcada por dificuldade em expressar o sofrimento psicológico e físico”, a DGS afirma que “os padrões de masculinidade muitas vezes reforçados pela sociedade acabam por resultar em comportamentos pouco saudáveis para os próprios homens, mas também para quem os rodeia”

“As expectativas do que se espera do papel social do ser-se homem reprimem emoções e acabam por condicionar formas de expressão pouco adequadas e até violentas”, lê-se na nota.

Por isso, “é importante” que se crie, “desde cedo”, espaço para o diálogo com crianças e jovens, “bem como reforçar nas famílias, escolas e comunidade que é natural que os homens expressem sentimentos, incluindo medos e inseguranças e que errar faz parte da aprendizagem”.

A campanha estará disponível nos centros de saúde e hospitais. Já os núcleos de apoio a crianças e jovens em risco e equipas de prevenção da violência em adultos irão realizar um “trabalho junto das comunidades e profissionais de saúde na promoção de relações mais igualitárias, nomeadamente na área da igualdade de género entre mulheres e homens”. 

Leia Também: Quase um terço dos casos de violência doméstica presenciados por menores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório