Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

IPMA estende aviso amarelo a todo o arquipélago dos Açores devido à chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu hoje às ilhas do grupo Oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo devido às previsões de chuva forte no sábado.

IPMA estende aviso amarelo a todo o arquipélago dos Açores devido à chuva
Notícias ao Minuto

11:18 - 25/11/22 por Lusa

País Mau tempo

Segundo o IPMA, o aviso amarelo de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, para as duas ilhas do grupo Oriental vigora entre as 00:00 e as 12:00 de sábado.

O IPMA já tinha emitido avisos amarelos para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores devido à chuva forte e ao vento durante o dia de hoje.

Nas ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) mantém-se o aviso amarelo até às 12:00 de hoje, por se prever precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada e vento (direção de sul, rodando para oeste).

Aquelas duas ilhas açorianas estarão também sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, entre as 06:00 e as 21:00 de sábado, com previsão de ondas de noroeste.

Já no grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo, por causa das previsões de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada, está ativo até às 21:00 de hoje.

As cinco ilhas do grupo Central estão ainda sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje devido ao vento (direção de sul, rodando para oeste).

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: Várias ilhas dos Açores com aviso amarelo por causa chuva forte e vento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório