Iscte assinala a fundação do ensino superior contemporâneo em Portugal
Um dos desafios mais decisivos será “aumentar e melhorar a ciência nas universidades”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues.
© Wikimedia Commons
País Educação
Abrir caminhos para melhorar a produção de ciência nas universidades públicas portuguesas é o principal objetivo do Encontro Nacional 'Universidade: Chave para o Futuro' que se irá realizar no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, no próximo dia 7 de dezembro.
O encontro é organizado pelo Iscte em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas – CRUP, a Comissão dos 50 anos do 25 de Abril e a RTP, tendo o alto patrocínio da Presidência da República.
Organizado para assinalar os 50 anos da reforma lançada pelo ministro Veiga Simão no Governo de Marcello Caetano, da qual resultou a criação do próprio Iscte. O encontro será aberto pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. A intervenção final será da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
“Aumentar e melhorar a produção científica nas universidades, bem como a sua transmissão ao ensino – e, em consequência, à sociedade e à economia – é um dos temas deste Encontro para refletir e debater a centralidade da universidade no desenvolvimento futuro do país”, afirma a reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues, que concebeu esta celebração dos '50 Anos de Reforma das Universidades – 50 anos de Democracia – 1972 a 2022'.
Segundo a reitora, apesar de as tutelas do Ensino Superior e da Ciência se encontrarem reunidas no mesmo ministério desde 2002, faltam em Portugal políticas que promovam a articulação entre a ciência e de ensino superior: “Há todo um debate a fazer para que se possam definir novas políticas públicas de ensino superior e ciência”.
Leia Também: Costa anuncia reforço de transferências para Ensino Superior
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com