Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Desperdício? Sociedade Ponto Verde dá dicas para o dia a dia

Nesta que é a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Sociedade Ponto Verde lembra que todos devíamos ser amigos do ambiente, seguindo a ordem simples dos três Rs da sustentabilidade: Reduzir consumo, Reutilizar produtos e materiais e Reciclar aqueles que tiverem chegado ao seu fim da sua vida útil.

Desperdício? Sociedade Ponto Verde dá dicas para o dia a dia
Notícias ao Minuto

11:09 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

País Sustentabilidade

O ser humano tende a tornar-se preguiçoso quando acumula tarefas do dia a dia, acabando por juntar grande quantidade de resíduos nas suas casas. Para poupar tempo e trabalho, as pessoas acabam a deixar de lado a reciclagem e procurar uma solução mais rápida: mandar tudo para o lixo. Mas afinal, será assim tão necessário produzir aquela quantidade de lixo que fazemos todos os dias e simplesmente ignorar que é prejudicial?  

Não, até porque se produzirmos menos quantidade de resíduos diariamente através de simples gestos, mais fácil se torna a tarefa de 'separar' e já não há desculpas porque "dá trabalho".

Nesta que é a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Sociedade Ponto Verde aconselha exatamente a este ritual e lembra que todos devíamos ser amigos do ambiente, seguindo a ordem simples dos três R's da sustentabilidade: Reduzir consumo, Reutilizar produtos e materiais e Reciclar aqueles que tiverem chegado ao seu fim da sua vida útil.

Para melhorar as práticas do dia a dia, os cidadãos devem optar por comprar embalagens de maior dimensão, de forma a moderar o seu consumo diário e a prolongar a sua vida útil; evitar o consumo de sacos descartáveis: leve o seu saco de compras reutilizável quando vai às compras; adquirir roupa ou produtos em segunda mão e evitar comprar novos produtos.

Evitar o desperdício de alimentos também é uma tarefa fácil se bem pensada: reutilizar as cascas dos alimentos para fazer novas receitas é uma boa opção; dar prioridade a produtos que tenham recargas; levar sacos de pano quando vai buscar comida ao take-away.

As roupas velhas que já não usa podem ser reaproveitadas através da criação panos de limpeza para casa; as folhas de papel também podem sempre voltar a ser usadas como rascunho.

Com o objetivo de incentivar todos nesta missão, a entidade recorda que Portugal tem uma meta de reduzir os resíduos urbanos para 10% até 2035. Além disso, é enviado para aterro cerca de 64% de todos os resíduos urbanos que produz, ou seja, 3 milhões de toneladas de um total de 5 milhões. 

De acordo com os dados do Relatório Anual de Resíduos Urbanos 2021, cada português produz, em média, cerca de 500kg de resíduos por ano. Desse número, cerca de 100kg são embalagens que, mesmo que recicladas, 75% vão parar a aterro. 

Melhorar o dia a dia é simples e apenas depende de nós. O caminho para a meta é longo e demorado, mas pouco a pouco, com a ajuda gradual de todos, estará cada vez mais perto de alcançar.

Leia Também: Campanha de recolha de óleos alimentares em Setúbal vai ajudar bombeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório