Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

ASAE faz um detido e apreende 23 leitões em Elvas por abate clandestino

Local onde animais eram abatidos não apresentava condições técnico-funcionais e de higiene.

ASAE faz um detido e apreende 23 leitões em Elvas por abate clandestino
Notícias ao Minuto

12:00 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou um local onde se procedia de forma ilícita, camuflada e sem condições de higiene ao abate de animais, em Elvas, tendo apreendido 23 leitões. Uma pessoa foi detida.

De acordo com um comunicado da ASAE, enviado às redações, além do abate de animais, o local servia ainda para "assamento dos mesmos e respetiva comercialização, sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças".

A operação em causa ocorreu na sequência de uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, designadamente abate clandestino.

Em resultado da ação, foram instaurados dois processos-crime pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino e outro pelo crime de desobediência, tendo sido apreendidos 23 leitões, com o peso total de 253 kg, "bem como embalagens utilizadas para colocação dos leitões assados, dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro, num valor total de 3.000 euros".

Ainda de acordo com o documento, foi detido um suspeito "já reincidente na prática destes ilícitos criminais" e foi determinada a suspensão total da atividade do assador de leitões não licenciado e sem condições mínimas exigíveis para o seu funcionamento.

"A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores", conclui a missiva.

Leia Também: ASAE apreende 140 quilos de alimentos a abre um processo-crime

Recomendados para si

;
Campo obrigatório