Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mundial'2022? "Manchas de sangue nunca poderão ser ignoradas"

"Hoje começa um Mundial marcado por casos de (alegada) corrupção e claras violações de direitos humanos", afirmou o pirata informático.

Mundial'2022? "Manchas de sangue nunca poderão ser ignoradas"
Notícias ao Minuto

16:52 - 20/11/22 por Ema Gil Pires

País Mundial 2022

O denunciante Rui Pinto considerou, este domingo, aludindo aos preparativos associados ao Mundial de Futebol que teve hoje início no Qatar, que as "manchas de sangue dos largos milhares de trabalhadores explorados, escravizados, e dos que perderam a sua vida na construção das infraestruturas, nunca poderão ser ignoradas".

Através de uma série de publicações na rede social Twitter, o hacker responsável pela divulgação de vários segredos de clubes de futebol europeus, como o FC Porto e o Sporting CP, através do 'Football Leaks', sustentou que "acaba", assim, "de ter início um "Mundial [de Futebol] marcado por casos de (alegada) corrupção e claras violações de direitos humanos".

E acrescentou ainda, na sua argumentação: "Nada, nem um desporto/negócio como o futebol, comummente foco de erupções de irracionalidade e cegueira, emocional e comportamental se pode sobrepor a questões de direitos humanos".

As declarações do hacker, que responde por um total de 90 crimes no âmbito do processo 'Football Leaks', surgem depois de terem sido já amplamente noticiadas várias polémicas referentes à escolha do país anfitrião desta conceituada prova do futebol internacional.

De recordar que, em fevereiro do ano passado, o jornal britânico The Guardian noticiou que mais de 6.500 trabalhadores migrantes perderam a vida, desde 2010, na construção das infraestruturas necessárias para levar a cabo o Mundial de futebol em território qatari. Mas, segundo as estimativas da mesma fonte, os números deverão ser bem mais elevados.

Sobre aquele que se apresenta já como o Campeonato do Mundo mais contestado na História do futebol recaíram, também, suspeitas de favorecimento da candidatura apresentada pelo Qatar para receber o evento em 2022 - a qual acabaria por ser a grande vencedora.

Começariam, imediatamente, a surgir acusações de alegadas irregularidades e de compra de votos - sendo que investigações e denúncias que viriam depois a surgir indiciam que a escolha não esteve isenta de procedimentos corruptos e de subornos a favor do abastado país árabe.

Apesar de tudo isto, a verdade é que o Mundial de 2022 já teve início, este domingo, em Doha, no Qatar, com um embate que coloca, frente a frente, o país anfitrião e o Equador.

Leia Também: Mundial'2022: Siga em direto os resultados e marcadores da 1.ª jornada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório