Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Monkeypox. Após seis meses, há tendência decrescente e 1.190 vacinados

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o ministério dá conta que, até à data, foram contabilizados, em Portugal, 948 casos - mas apenas um este mês -, havendo uma tendência decrescente desde a administração das vacinas de proteção.

Monkeypox. Após seis meses, há tendência decrescente e 1.190 vacinados
Notícias ao Minuto

10:04 - 18/11/22 por Notícias ao Minuto

País Monkeypox

O Ministério da Saúde fez um balanço, esta sexta-feira, dos seis meses de resposta ao surto Monkeypox​ em Portugal, agradecendo o "elevado compromisso da comunidade e da saúde pública".

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o ministério dá conta que, até à data, foram contabilizados, em Portugal, 948 casos, mas apenas um este mês, havendo uma tendência decrescente desde a administração das vacinas de proteção.

"A partir de julho, disponibilizou-se a vacina, inicialmente apenas para contactos de casos, dada a escassez do número de vacinas a nível global, e posteriormente esta foi sendo alargada a outras pessoas em maior risco", lê-se na nota, que acrescenta ainda que, "até ao momento, foram vacinadas 1.190 pessoas".

Segundo o Ministério, a resposta a este surto reforçou a importância da colaboração entre profissionais de saúde, associações de base comunitária, pessoas e setores mais afetados pela infeção".

Portugal, que foi um dos primeiros países a detetar casos de infeção por Monkeypox, teve a necessidade identificar os principais sintomas, períodos de incubação e vias de transmissão, "de forma a informar e definir medidas de prevenção eficazes e interromper cadeias de transmissão", destacou o Ministério da Saúde.

O comunicado termina com o conselho à vacinação das pessoas em risco. "A vacina para Monkeypox mantém-se com marcação prévia, mediante o cumprimento de critérios de elegibilidade".

Leia Também: Um total 1.190 pessoas vacinadas e confirmados 948 casos de Monkeypox

Recomendados para si

;
Campo obrigatório