Um professor de uma escola secundária do Texas, nos EUA, foi suspenso depois de ter sido filmado a fazer declarações racistas durante uma aula.
No vídeo, que circula nas redes sociais, é possível ouvir o homem a dizer aos alunos que acha que é de uma "raça superior".
"Do fundo do meu coração, acredito no etnocentrismo, ou seja, acho que a minha raça é superior", começa por afirmar o docente, levando de imediato os jovens a reagir.
"Então os brancos são os melhores de todos?", pergunta um dos estudantes. "Acho que todo o mundo sabe isso, só não podem ser honestos", responde o professor.
Visivelmente chocados com estas declarações, os alunos continuam a questioná-lo, até que este se assume racista. "Acho que todos somos racistas", frisa.
Horrorizado, um dos alunos admite mesmo que deixou, naquele momento, de respeitar o professor. Ao que este refuta: "Devias respeitar-me ainda mais porque estou a ser honesto".
De acordo com os meios de comunicação social do Texas, ao terem conhecimento desta conversa, os pais dos alunos exigiram que o docente fosse demitido.
A direção da escola decidiu suspendê-lo enquanto este é investigado pelos Recursos Humanos e pelas autoridades. Segundo a mesma, as declarações do professor "são totalmente desadequadas" e não se "alinham com as crenças" do estabelecimento de ensino.
Leia Também: Protesto alerta para violência obstétrica e situações de racismo