Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Atividade vitivinícola? ASAE instaura quatro processos de contraordenação

A ASAE determinou ainda a apreensão de seis instrumentos de pesagem, no valor de 26.700 euros.

Atividade vitivinícola? ASAE instaura quatro processos de contraordenação
Notícias ao Minuto

13:47 - 14/11/22 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização que pretendeu "verificar o controlo metrológico dos instrumentos de medição (IM) ao serviço na Indústria e Atividade Vitivinícola", informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Os instrumentos de pesagem automáticos, os instrumentos de pesagem não automáticos e refratómetros para o mosto das uvas, que se encontram ao serviço em operadores económicos que operam nesta atividade económica, estiveram no leque de material analisado.

No decorrer da mesma, que resultou na fiscalização de 49 operadores económicos, foram instaurados quatro processos contraordenacionais. Entre as principais infrações destacaram-se a falta de cumprimento das operações de controlo metrológico e a falta de cumprimento das regras aplicáveis à verificação periódica.

A ASAE determinou ainda a apreensão de seis instrumentos de pesagem, no valor de 26.700 euros.

Na mesma nota, a autoridade comprometeu-se ainda a continuar a desenvolver ações de fiscalização, em todo o território nacional, "no âmbito do controlo metrológico legal, destinado a promover a defesa do consumidor e a proporcionar a garantia do rigor e da credibilidade das medições efetuadas".

Leia Também: ASAE apreende 27 toneladas de alimentos com datas ultrapassadas no Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório