No dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho. Mas, para que se mantenha em segurança, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa elaboraram um conjunto de conselhos a seguir, particularmente no que toca o perigo de incêndio nas habitações urbanas, e a condução sob consumo de álcool, durante as celebrações desta tradição.
“As causas dos incêndios urbanos são diversas, mas é dentro das habitações que existe maior risco, com incidência nas cozinhas. Permaneça no local se estiver a assar castanhas ou a confecionar qualquer outro alimento. E se tiver mesmo de se ausentar, nem que seja por breves minutos, desligue sempre o fogão”, salienta o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, na sua página da rede social Facebook.
Por seu turno, a GNR recorda que o consumo excessivo de álcool provoca um aumento do tempo de reação, mas também a redução da capacidade de concentração, perturbação da visão, e redução da coordenação motora, pelo que “se beber, não conduza!”.
“Lembre-se: a prevenção começa em cada um de nós!”, remata o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Leia Também: Castanhas, magusto e luzes de Natal. Este São Martinho promete