Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Isaltino confirma buscas, mas garante que não apoiou candidatos do PSD

Presidente da Câmara de Oeiras afiança estar a ser alvo de uma "efabulação".

Isaltino confirma buscas, mas garante que não apoiou candidatos do PSD
Notícias ao Minuto

14:13 - 08/11/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Corrupção

A Câmara Municipal de Oeiras confirmou, através de um comunicado enviado às redações, que a autarquia foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira.

De acordo com a nota, a Câmara prestou "todo o apoio necessário ao bom andamento" das buscas desencadeadas.

A autarquia lembra que, em 2018, já tinham sido realizadas buscas nos Paços do Concelho, relacionadas com o "projeto Porto Cruz" (Plano de Pormenor da Margem Direita e Foz do Rio Jamor), que "teve a sua primeira deliberação camarária a 11 de maio de 2004, momento em que se aprovaram os termos de referência do projeto".

No comunicado, a câmara nota ainda que, em ambas as datas, "o atual presidente não exercia funções no município de Oeiras” e, desde então, “não há nenhuma decisão tomada pelos órgãos municipais relativamente a esta matéria".

Isaltino Morais nega ainda que a operação em causa esteja a investigar, como noticiou a CNN Portugal, "esquemas com contratações fictícias de prestações de serviços para autarquias, com vista à apropriação ilícita de dinheiros públicos para proveito pessoal e para financiamento de estruturas do PSD, através dos chamados 'sacos azuis'".

"Sobre eventuais relações minhas com apoios a candidatos do PSD, apenas posso afirmar que só podemos estar perante uma efabulação. Estamos em 2022, não sou militante do PSD desde 2005", atira o autarca independente.

A Polícia Judiciária fez hoje "25 buscas domiciliárias e não domiciliárias em duas Câmaras Municipais, uma Junta de Freguesia, em treze empresas e em nove residências, todas situadas na Área Metropolitana de Lisboa", indicou a PJ num comunicado.

"Está em causa uma investigação em que se visa apurar a eventual prática de crime de corrupção ativa e passiva para ato ilícito, de participação económica em negócio e de prevaricação", pode ler-se ainda na nota, que não especifica quais as autarquias em causa.

Fonte ligada ao processo adiantou que a outra Câmara onde foram feitas buscas é a de Odivelas.

O canal de televisão CNN Portugal avançou esta manhã que, além do presidente da Câmara de Oeiras, também Rodrigo Gonçalves, membro da comissão política do PSD, estava a ser alvo de buscas por suspeitas de crimes de corrupção, participação económica em negócio e prevaricação por questões relacionadas com projetos empresariais e imobiliários.

Também o pai de Rodrigo Gonçalves, Daniel Gonçalves, que é presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas (Novos Tempos - coligação liderada pelo PSD), em Lisboa é visado no processo.

De acordo com o canal, a mulher de Rodrigo Gonçalves exerce funções no departamento jurídico da Câmara de Odivelas.

Segundo a CNN Portugal, estão também em causa esquemas com contratações fictícias de prestações de serviços para autarquias, com vista à apropriação ilícita de dinheiros públicos para proveito pessoal e para o financiamento de estruturas do PSD através dos chamados 'sacos azuis'.

Leia Também: PJ faz buscas a Isaltino Morais por suspeitas de corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório