Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 33º

Feira em Marvão 'brinda' visitantes com 4.500 quilos de castanha

A Câmara de Marvão (Portalegre) comprou 4.500 quilos de castanha e 1.500 litros de vinho para 'abastecer' a edição deste ano da Feira da Castanha, que espera cerca de 14.000 visitantes, durante o fim de semana.

Feira em Marvão 'brinda' visitantes com 4.500 quilos de castanha
Notícias ao Minuto

16:57 - 07/11/22 por Lusa

País Marvão

Promovida pelo município, a 38.ª edição da Festa do Castanheiro - Feira da Castanha é considerada pelos promotores como a "rainha das festas" daquele concelho histórico.

"Desde o vinho às castanhas, tudo é produção da região, [porque] adquirimos estes produtos aos produtores locais", sublinhou hoje o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o autarca, durante o certame, "se o tempo ajudar", a vila histórica de Marvão deverá acolher "cerca de 14.000 visitantes", um total que já foi alcançado em anteriores edições, antes da pandemia de covid-19.

"É a festa do povo, é uma festa para o povo. As outras são festas com outras sensibilidades, mas esta é a verdadeira festa onde se encontram os produtores, quem trabalha a terra, quem comercializa, quem vem para provar e comprar, é uma festa muito abrangente com visitantes de toda a parte do país e da vizinha Espanha", explicou.

Na zona de Marvão, com um microclima considerado "único", proporcionado pela serra de São Mamede, predominam nos campos as espécies de castanha Bária e Clarinha.

Este microclima propício à produção de castanha já levou a que as entidades que tutelam o setor considerassem a castanha de Marvão como de origem protegida.

Para promover a castanha, ao longo do fim de semana, Marvão transforma-se numa "enorme montra" do mundo rural, com três magustos espalhados pela vila, um mercado de produtos locais, exposições, artesanato, gastronomia, doçaria e animação pelas ruas.

Nos largos do Terreiro, de Santa Maria e do Pelourinho vão estar situados os três magustos, onde os visitantes vão também poder provar o vinho produzido no concelho.

O público poderá ainda observar os artesãos que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha ou a cestaria em madeira de castanheiro.

Em termos de animação, estão anunciadas atuações de grupos folclóricos, de bombos, de música popular portuguesa, cante alentejano, fanfarras, charangas, uma tuna e animação circense.

O palco principal vai acolher espetáculos com Quim Roscas & Zeca Estacionâncio e Belito Campos, complementados com as atuações dos grupos locais Os Sabugueiros e Cant'Areias.

A Festa do Castanheiro -- Feira da Castanha é inaugurada às 10:00 de sábado, com uma cerimónia na tenda dos produtores, que inclui a bênção das castanhas.

A entrada na Feira da Castanha custa um euro, mas com fins solidários, já que a receita reverte, na totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Paralelamente, a partir de sábado e até ao dia 17 deste mês, vai decorrer uma quinzena gastronómica dedicada a pratos à base de castanha, em 15 restaurantes daquele concelho.

Leia Também: Feira da Castanha divulga "produto endógeno de excelência" de Trancoso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório