O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, está infetado com Covid-19, não tendo, por isso, viajado para o Egito, onde iria participar, juntamente com o primeiro-ministro, António Costa, na abertura da Cimeira do Clima da ONU.
De acordo com a assessoria de imprensa do ministério do Ambiente, em declarações ao Notícias ao Minuto, Duarte Cordeiro testou positivo na madrugada de sábado.
Apesar do isolamento já não ser obrigatório para os infetados com Covid-19, o ministro decidiu ficar a trabalhar a partir de casa.
Recorde-se que o primeiro-ministro iniciou hoje a sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), em Sharm el-Sheikh, no Egito, estando presente no lançamento do novo movimento denominado Aliança Internacional para a Resiliência à Seca (IDRA).
Além de transmitir um sinal político de apoio à prioridade desta iniciativa de Espanha e do Senegal para o combate às causas da seca, António Costa tem agendados à margem da COP27 vários encontros bilaterais até terça-feira.
António Costa chegou na noite de domingo a Sharm el-Sheikh, sem a presença na sua comitiva do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que estará na COP nos próximos dias 15, 16 e 17 em representação do Governo português.
Decisores políticos, académicos e organizações não-governamentais reúnem-se até dia 18 em Sharm el-Sheikh, na COP27, tendo como objetivo travar aquecimento global do planeta, limitando-o a dois graus celsius, entre outras metas.
Leia Também: COP27. França promove aliança para proteger reservas globais de carbono