Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Marinha coordena resgate de norte-americano com sintomas de enfarte

Navio no qual o homem se encontrava teve de ser divergido para a ilha da Madeira, devido à necessidade de resgate por meio aéreo.

Marinha coordena resgate de norte-americano com sintomas de enfarte
Notícias ao Minuto

16:00 - 07/11/22 por Notícias ao Minuto

País Ponta Delgada

A Marinha coordenou, esta segunda-feira, o resgate médico de um homem, de 76 anos, de nacionalidade norte-americana, que se encontrava a bordo de um cruzeiro com bandeira das Bahamas, após este apresentar sintomas de enfarte de miocárdio.

Em comunicado, a Marinha explica que a coordenação do resgate decorreu através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), desde as 00h22 (horas locais) de hoje.

O cruzeiro, de nome 'ODYSSEY OF THE SEAS', "navegava a cerca de 360 milhas náuticas, o equivalente a 666 quilómetros, a sudeste de Ponta Delgada". 

"O tripulante apresentava sintomas de possível enfarte de miocárdio. O navio foi divergido para a Ilha da Madeira, considerada a necessidade de resgate imediato por meio aéreo, tendo sido solicitado o apoio da Força Aérea Portuguesa, através do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes)", explica a mesma nota.

O resgate foi efetuado "pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportou a paciente para o Aeroporto da Madeira, na Ilha da Madeira, onde aterrou esta manhã às 9h40 (horas locais)". 

O homem foi posteriormente transferido para uma unidade hospitalar, no Funchal. 

Na operação estiveram envolvidos o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), o CODU-MAR, um helicóptero EH-101, uma aeronave C-295, e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira.

Leia Também: GNR detém em flagrante idoso que estava a agredir e ameaçar companheira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório