Quatro homens, com idades entre os 34 e os 64 anos, foram identificados pela Guarda Nacional Republicana (GNR), esta sexta-feira, pela captura de bivalves em zonas proibidas, na Ria de Aveiro. Foram ainda apreendidos 40 quilogramas de amêijoa macha e diverso equipamento de mergulho.
Segundo um comunicado, enviado às redações, “numa ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a apanha ilegal de bivalves na Ria de Aveiro, com recurso a meios de respiração autónomos”, os militares “identificaram quatro mergulhadores e elaboraram os respetivos autos de contraordenação por recolherem, sem a necessária autorização, espécies biológicas em zonas proibidas e por não se fazerem acompanhar do respetivo certificado de mergulho”.
As coimas podem ascender aos 2 mil euros, realça a GNR, que acrescenta que os bivalves serão devolvidos ao seu habitat natural.
Na nota, a autoridade lembra que a “captura de bivalves através da pratica de mergulho recreativo é proibida, bem como a sua prática em canais de navegação, portos ou barras ou em zonas proibidas e que interferem na segurança da navegação”.
Leia Também: Ferreira do Alentejo. GNR faz detidos e apreende 1.650 doses de cocaína