Igreja alerta para as dificuldades criadas pelas situações de pobreza

A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH) alertou hoje para as "limitações" que "dificultam o desenvolvimento e promoção da vida de muitas pessoas e famílias" afetadas por situações de pobreza.

Notícia

© iStock

Lusa
04/11/2022 14:11 ‧ 04/11/2022 por Lusa

País

Igreja Católica

Numa mensagem para o VI Dia Mundial dos Pobres, que se assinala em 13 de novembro, a comissão liderada pelo bispo de Santarém, José Traquina, "reconhece e valoriza o esforço das instituições sociais em situação preocupante pela viabilidade dos serviços que prestam às comunidades e agradece a todos as iniciativas tomadas para que os pobres tenham acolhimento e participação nas comunidades eclesiais".

Aquele órgão da Conferência Episcopal Portuguesa manifesta ainda esperança de que "a caridade seja vivida por todos de forma criativa", no sentido do combate à pobreza, "edificando um mundo mais justo e mais fraterno".

"Instituído pelo Papa Francisco, este Dia Mundial chama a nossa atenção para as pessoas dos pobres nas suas vidas concretas, na espessura dos seus quotidianos, partilhando as suas alegrias e as suas esperanças, as suas tristezas e angústias", refere a mensagem da CEPSMH hoje divulgada, acrescentando que o pontífice "reflete sobre as circunstâncias" que se vivem e a surpresa de, ao sair-se de uma situação de pandemia, se ver abater sobre a humanidade "o drama da guerra na Ucrânia".

O órgão presidido pelo bispo José Traquina sublinha ainda a "necessidade da partilha com quantos nada têm, para que ninguém sofra".

Leia Também: Bispos reúnem-se em Fátima com tema dos abusos na Igreja na agenda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas