As necessidades de sangue nos hospitais são um desafio para os profissionais de saúde e, acima de tudo, para os doentes, pelo que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação faz vários apelos e recolha de dádivas de sangue para ajudar aqueles que mais necessitam.
"Há vida dentro de nós. Dar sangue pode fazer uma grande diferença na vida de um doente que necessite de receber uma transfusão sanguínea para viver. Dê sangue, este gesto salva vidas", pode ler-se numa publicação do SNS no Twitter, incentivando os dadores a "partilhar o melhor de si".
Há vida dentro de nós. Dar sangue, pode fazer uma grande diferença na vida de um doente que necessite de receber uma transfusão sanguínea para viver. Dê sangue, este gesto salva vidas. Saiba mais em https://t.co/Vcna2CSBve #Saúde #SNS #IPST #Dador #Sangue #Solidariedade pic.twitter.com/QhXFUM9GaK
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) November 3, 2022
Para se ser candidato à dádiva de sangue deve ser, de forma geral, saudável, ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva) e um peso igual ou superior a 50 kg.
Os interessados em contribuir para que as reservas de sangue se mantenham em níveis estáveis podem doar sangue em vários locais. Saiba quais, aqui.
Leia Também: Amadora-Sintra apela à doação de sangue. "Um gesto de humanidade"