Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal vai entregar ao Togo três embarcações semirrígidas

Portugal vai entregar ao Togo três embarcações semirrígidas para o combate à pirataria. após um memorando de entendimento assinado hoje entre o instituto Camões e o governo do pequeno país do Golfo da Guiné.

Portugal vai entregar ao Togo três embarcações semirrígidas
Notícias ao Minuto

20:21 - 03/11/22 por Lusa

País Togo

O memorando prevê a entrega de três embarcações semirrígidas e equipamento forense à marinha do Togo, que passará a contar com "tripulações, guarnições e equipas em terra capacitadas e prontas para intervenções no contexto marítimo, com capacidade para conduzirem inspeções e recolha de prova com eficácia e em segurança", segundo uma nota divulgada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

O texto estabelece ainda as "responsabilidades dos parceiros na entrega e utilização das referidas embarcações e demais equipamentos, bem como a formação de formadores e o apoio à formação das guarnições", acrescenta a nota.

O memorando foi assinado no quadro do programa "Apoio à Segurança Marítima Integrada da África Ocidental" (SWAINS, na sigla em inglês), que visa contribuir para a melhoria das condições de segurança marítima na zona do mundo com a mais intensa atividde de pirataria.

O SWAINS é um programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado pela União Europeia e Bruxelas atribuiu ao Camões, na modalidade de cooperação delegada, a gestão de uma das suas componentes, que tem como objetivo reforçar a resposta operacional da aplicação do Direito do Mar nos 12 países costeiros da organização regional africana.

A participação portuguesa, que conta com um orçamento total de 12 milhões de euros, junta o Camões, enquanto entidade gestora, a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e a Marinha Portuguesa.

O acordo foi assinado hoje entre o presidente do Camões, embaixador João Ribeiro de Almeida, e pelo coronel Kodjo Ekpe Apeda, vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas togolesas.

Leia Também: Burkina Faso. Líder da junta deposta abandona o país com destino ao Togo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório