Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Campanha de recolha de óleos alimentares em Setúbal vai ajudar bombeiros

"Reciclar Traz Futuro" é o lema de uma campanha de recolha de óleos alimentares que já está em curso no distrito de Setúbal e que visa "ajudar o ambiente e combater o subfinanciamento crónico dos bombeiros", foi hoje anunciado.

Campanha de recolha de óleos alimentares em Setúbal vai ajudar bombeiros
Notícias ao Minuto

09:30 - 01/11/22 por Lusa

País Reciclar Traz Futuro

Promovida pela Agência Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental (ApAmb), sediada em Setúbal, e pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), a campanha visa não só motivar as pessoas para a recolha de óleos alimentares, evitando a contaminação das águas e a destruição dos sistemas de saneamento, como também ajudar os bombeiros, que vão receber 250 euros por cada oleão recolhido.

Segundo o presidente da ApAmb, João Gonçalves, citado numa nota de imprensa divulgada hoje pela agência, "os óleos dos restaurantes e refeitórios -- cerca de 30 mil toneladas - são recolhidos, mas, das 60 mil toneladas das casas das pessoas, 56 mil vão parar a esgotos, trazendo problemas graves para o ambiente".

Para o presidente da LBP, António Nunes, trata-se de uma campanha que "visa despertar a sociedade para a questão ambiental e a solidariedade", mas que, simultaneamente, poderá ser "uma preciosa ajuda para o subfinanciamento crónico das corporações de bombeiros".

De acordo com a ApAmb, a campanha já está em marcha no distrito de Setúbal, com a colocação de oleões em várias corporações de bombeiros e em diversas Misericórdias, ao abrigo de um protocolo idêntico com a União das Misericórdias Portuguesas, mas o objetivo é que seja "alargada a todo território nacional".

A campanha "Reciclar Traz Futuro" conta com o apoio das bandas musicais Os Anjos e Calema, bem como de personalidades do mundo do espetáculo, da televisão, do desporto e do empresariado, como Fernando Mendes, Fernando Pereira, Filipe Gonçalves, Daniel Kenedy, Madjer, Leonor Freitas e Carlos Beato, entre outros.

Leia Também: 'Um só Uso. Um só Fim. Reciclar'. APED lança campanha de sensibilização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório