Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

"Acho que todos nós temos muitas saudades do Brasil", destaca Costa

Primeiro-ministro vê na eleição de Lula da Silva uma oportunidade de reaproximação entre Portugal e Brasil, mas também uma "esperança" para o mundo no combate às alterações climáticas.

"Acho que todos nós temos muitas saudades do Brasil", destaca Costa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou, esta segunda-feira, que "todos temos muitos saudades do Brasil" e que a eleição de Lula da Silva como presidente do país é uma "oportunidade" de reaproximação.

"Já tive oportunidade de falar com o presidente eleito Lula da Silva, de o felicitar pessoalmente", começou por dizer António Costa, em declarações aos jornalistas, em Lisboa, após ser questionado sobre as recentes eleições presidenciais no Brasil.

"Acho que todos nós temos muitas saudades do Brasil e esta é uma nova oportunidade para nos reaproximarmos neste ano em que assinalamos os 200 anos da Independência do Brasil", acrescentou.

O chefe do Governo português considerou ainda que este "é também um momento de grande esperança para o mundo", referindo-se à importância do papel do Brasil no combate às alterações climáticas.

"Quando ouvimos o presidente eleito reafirmar o seu compromisso para a deflorestação zero da Amazónia, nós percebemos a grande contribuição que significa do Brasil para o combate às alterações climáticas e antes que mundo possa atingir um ponto de não retorno. Conseguir inverter a trajetória e conseguirmos reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa, conseguirmos preservar os nossos oceanos e os nossos recursos naturais", sublinhou.

"É seguramente uma vitória da democracia brasileira, mas é também uma vitória, uma esperança nova para o mundo", reiterou.

Questionado sobre o silêncio do presidente em exercício, Jair Bolsonaro, que saiu derrotado destas eleições, o primeiro-ministro recusou comentar, notando apenas que "achou muito importante as eleições terem sido disputadas" e que os brasileiros "tenham escolhido". Costa reafirmou depois que esta é "uma nova oportunidade" de aprofundar as relações entre Portugal e Brasil e para o "mundo no geral", no que diz respeito ao ambiente.

Sublinhe-se que Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil com 50,90% dos votos e derrotou Jair Bolsonaro, que obteve 49,10%. 

Leia Também: Vitória de Lula no Brasil? "Irá sem dúvida reforçar a CPLP"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório