Meteorologia

  • 30 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 3º MÁX 12º

Sindicatos dos enfermeiros e Governo retomam hoje negociações

Sindicatos dos enfermeiros e Governo retomam hoje negociações sobre a valorização da carreira que foram interrompidas na sequência da demissão da anterior ministra da Saúde, Marta Temido, no final de agosto.

Sindicatos dos enfermeiros e Governo retomam hoje negociações

Estas reuniões, que chegaram a estar agendadas pelo Ministério para 02 de novembro, foram antecipadas para hoje e são as primeiras com a equipa do ministro Manuel Pizarro para dar seguimento às negociações sobre a reposição dos pontos perdidos pelos enfermeiros aquando da transição para a nova carreira.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) recordou que, de acordo com o calendário previamente definido, as negociações deveriam ter terminado em setembro e exige que sejam agora concluídas "no mais curto espaço de tempo", de modo que os compromissos assumidos se refletiam nos rendimentos desses profissionais de saúde ainda em 2022.

Já para o Sindicato dos Enfermeiros (SE), a reunião de hoje deve servir definir a conclusão do processo negocial iniciado em maio para que os impactos financeiros das medidas já acordadas com o Governo possam ter cabimento no Orçamento do Estado para o próximo ano.

Em 19 de outubro, o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) chegou mesmo a admitir avançar para a greve, devido ao impasse nas negociações, mas o agendamento da nova reunião nesse dia fez com que o sindicato decidisse não enviar o pré-aviso para publicação.

No final de setembro, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, pediu aos sindicatos "compreensão", tendo em conta que na altura ainda estava a instalar a sua equipa, e assegurou que o Governo assumia todos os compromissos que tinham sido estabelecidos nas anteriores reuniões com os enfermeiros.

Leia Também: Hospital de Aveiro paga diferença salarial em dívida a enfermeiros

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório