Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Hora muda já no próximo fim de semana. Não se esqueça de acertar relógios

Hora altera-se na madrugada de 30 de outubro, para entrarmos no horário de inverno.

Hora muda já no próximo fim de semana. Não se esqueça de acertar relógios
Notícias ao Minuto

07:52 - 24/10/22 por Notícias ao Minuto

País Mudança de hora

A mudança para a hora de inverno está quase aí. É já no próximo fim de semana que terá de atrasar os relógios 60 minutos - e preparar-se para ter menos horas de luz solar. 

Em conformidade com a legislação em vigor, a hora legal em Portugal continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores mudam em dia 30 de outubro. 

No continente e na Madeira, a hora será "atrasada  60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de outubro", sublinha o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) no seu site oficial

Já nos Açores, as 'regras' são semelhantes, com uma ressalva, dado o fuso horário. A hora será "atrasada 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de outubro".

A hora de verão regressa a 27 de março de 2023.

Recorde-se que, em 2019, o Parlamento Europeu votou a favor do fim da mudança da hora, duas vezes ao ano, a partir de 2021. Contudo, a decisão final cabe aos Estados-membros. Na altura, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal manteria o "regime bi-horário", com hora de verão e hora de inverno.

Leia Também: Preparados para acertar os relógios? A hora está (quase) a mudar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório