Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Manuel Coelho da Silva "foi abnegado defensor do serviço público"

A administração da RTP recordou o presidente do Conselho de Opinião, que morreu hoje, aos 75 anos, como "um reiterado e abnegado defensor do serviço público" da empresa, demonstrando nesse cargo "enorme capacidade diplomática de congregar vontades".

Manuel Coelho da Silva "foi abnegado defensor do serviço público"
Notícias ao Minuto

16:12 - 23/10/22 por Lusa

País RTP

Manuel Coelho da Silva morreu hoje de madrugada, disse fonte do Conselho de Opinião à Lusa.

Em comunicado, a administração da RTP, liderada por Nicolau Santos, salienta que "ao longo da sua vida" Manuel Coelho da Silva "foi um reiterado e abnegado defensor do serviço público de rádio e televisão prestado pela RTP".

A estação recorda que "exerceu durante quase duas décadas a presidência do Conselho de Opinião da RTP, demonstrando nesse cargo a sua enorme capacidade diplomática de congregar vontades e estabelecer pontes entre os mais diversos quadrantes políticos e sociais".

O Conselho de Administração endereça ainda à "família enlutada e aos amigos" as "mais sentidas condolências".

Anteriormente, o Conselho de Opinião lamentou também a morte do seu presidente e destacou que Manuel Coelho da Silva deixa "um contributo de elevado relevo na defesa empenhada da missão ao serviço das populações em Portugal, na diáspora e na lusofonia, bem como na defesa da dignidade e valorização dos trabalhadores da empresa, tornando-se uma inspiração para os que defendem uma sociedade mais justa e solidária".

Era "um homem de princípios e valores, de causas e convicções humanistas que nortearam sempre a sua vida, que foi reiteradamente voz ativa e exemplar testemunho agregador de vontades, em torno da defesa do Serviço Público de Rádio e Televisão, prestado pela Empresa Pública RTP, S.A", lê-se no comunicado assinado pela vice-presidente do Conselho de Opinião, Deolinda Machado.

"Pelo seu percurso e empenhamento convicto na construção de um mundo melhor, darmos continuidade à missão que abraçou será a melhor forma de honrar a sua memória", é ainda referido.

Manuel Coelho da Silva tinha sido reeleito presidente do órgão em 12 de março do ano passado, depois de ter deixado o cargo para concorrer à presidência do Conselho de Administração da RTP.

Advogado, presidia ao Conselho de Opinião da RTP desde 2004, sendo que entre 2002 e 2004 foi presidente eleito do Conselho de Opinião da RDP, e era administrador da Fundação Jorge Álvares desde 2016.

Nascido em Soure, em 22 de janeiro de 1947, era casado e tinha duas filhas.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra, tinha como formação complementar o curso de Comunicação Social organizado pela Universidade dos Açores.

Entre os vários cargos que desempenhou ao longo da carreira estão o de administrador da Tobis Portuguesa, entre 2003 e 2006, o de secretário-geral eleito da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), desde a sua fundação, em 1986, até 2002, e do administrador da BCP - Bento Pedroso Construções, empresa portuguesa do grupo brasileiro Odebrecht (1995-2000).

Leia Também: Presidente do Conselho de Opinião da RTP morre aos 75 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório