Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Câmara quer que REFER assegure segurança na estação ferroviária

A Câmara do Entroncamento quer que a REFER se pronuncie sobre as condições de segurança da estação ferroviária da cidade, alertando para a dificuldade de acesso de meios de socorro desde a entrada em funcionamento da passagem pedonal superior.

Câmara quer que REFER assegure segurança na estação ferroviária
Notícias ao Minuto

12:03 - 28/04/14 por Lusa

País Entroncamento

Em nota, o município alerta hoje que a colocação de vedações e a retirada das passadeiras pode pôr em causa o acesso dos meios de socorro em caso de "ocorrência de incidentes, sejam eles acidente ferroviário, incêndio ou emergência pré-hospitalar".

Por outro lado, chama a atenção para o facto de os meios de socorro dos agentes de proteção civil, como as viaturas de bombeiros, não terem acesso direto aos cais de embarque, "tendo de estacionar as viaturas no parque interior da estação e deslocar-se apeados ao local, comprometendo assim a sua intervenção".

"No caso de existência de uma vítima de trauma ou doença súbita que tenha de ser estabilizada, imobilizada no local e transportada em maca, a evacuação não poderá ser feita através de elevador por não ter espaço suficiente para a utilização deste equipamento, pondo em risco as operações de socorro", adianta a nota.

O município considera, também, que "a escadaria de acesso à passagem pedonal e, por conseguinte, às gares, pressupondo a não utilização dos elevadores, tem uma inclinação bastante acentuada para as equipas de socorro, não se tornando viável esta opção, podendo apenas ser utilizada como recurso".

"A Câmara Municipal está não só preocupada com o difícil acesso dos utentes às plataformas da estação, como também com a segurança e o bem-estar de toda a população que diariamente utiliza esta estação e para tal pretende que sejam feitos todos os esforços, por parte da REFER, para que a Estação do Entroncamento tenha segurança", conclui.

O atravessamento das linhas passou a fazer-se, desde o início do mês, por passagem pedonal superior, dotada de elevadores, tendo sido colocadas vedações para impedir o atravessamento das linhas, tendo em conta a segurança dos utentes e passageiros.

A colocação de vedações impedindo o acesso às vias originou a entrega de uma pergunta ao Governo por parte do Bloco de Esquerda, que contesta o facto de não ter sido mantida a passagem como "alternativa de recurso, em caso imprevisto", nomeadamente para acesso de viaturas de socorro.

No requerimento entregue no parlamento, o BE questiona o que vai ser feito para que seja garantido o pronto-socorro caso aconteça um acidente ou uma emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório