Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Força Aérea resgatou cinco pessoas na Madeira (em apenas um dia)

Duas embarcações que se encontravam à deriva em alto mar.

Força Aérea resgatou cinco pessoas na Madeira (em apenas um dia)
Notícias ao Minuto

08:28 - 22/10/22 por Notícias ao Minuto

País Força Aérea

A Força Aérea Portuguesa resgatou, só na quarta-feira, dia 19 de outubro, cinco pessoas que se encontravam à deriva em alto mar nas imediações da ilha da Madeira. Segundo informa uma nota publicada no site do referido ramo das Forças Armadas, os indivíduos navegavam em duas embarcações distintas.

Primeiramente, na sequência de um alerta emitido pelas 11h, o helicóptero EH-101 Merlin foi ativado para o resgate de quatro pessoas que se encontravam a bordo de um veleiro, de bandeira espanhola, e que estava sem motor nem energia, após deflagrar um incêndio.

O helicóptero conseguiria, "com sucesso", extrair os quatro passageiros da embarcação, "que se encontravam bem de saúde", enquanto navegavam a cerca de 166 quilómetros de Porto Santo.

Depois de ter aterrado no Aeródromo de Manobra N.º 3, o EH-101 Merlin foi chamado a realizar as buscas de um pescador de uma embarcação de pesca que estava desaparecido desde a noite de terça-feira, 18 de outubro.

Três horas depois de ter descolado, o EH-101 Merlin avistou o pescador junto à linha de costa entre Porto Moniz e a Ponta de São Jorge. Quando foi encontrado, o homem estava ainda dentro da embarcação à deriva, tendo sido imediatamente resgatado. Viria, depois, a receber cuidados de saúde imediatos por parte do enfermeiro militar que seguia a bordo do helicóptero.

"Devido ao estado de saúde em que se encontrava, o pescador foi transportado para o Funchal, de onde seguiu para a unidade hospitalar mais próxima a fim de receber cuidados médicos", pode ler-se na mesma nota.

Leia Também: Concedida nacionalidade espanhola a pescador que sobreviveu a naufrágio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório