Procurar

Foto de idosos parados em escada do metro da Baixa-Chiado gera revolta

Utilizadores do metro de Lisboa garantem que pelo menos um dos quatro vãos de escadas rolantes desta estação está diariamente parado há mais de 15 anos.

Foto de idosos parados em escada do metro da Baixa-Chiado gera revolta

© Alexandre Rendeiro

Notícias ao Minuto
21/10/2022 15:23 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

O artista Alexandre Rendeiro partilhou, no Instagram, uma foto de dois idosos parados num dos lanços das escadas, de 39 metros de profundidade, do metro da Baixa-Chiado, em Lisboa.

A imagem provocou revolta nas redes sociais. Nela vê-se um homem parado, visivelmente cansado, enquanto é amparado pela mulher. Ao lado, as escadas rolantes - mais uma vez paradas.

"O país do deixa andar; neste caso, do deixa subir. Hoje, encontro ao lado do quarto vão de escadas rolantes inativo, este senhor idoso ofegante agarrado ao corrimão e à sua companheira. Desde que cheguei a Lisboa, em 2006, até hoje, deparo-me, como milhares de outros utentes, com a paragem frequente – diria quase diária – de pelo menos um dos quatro vãos de escadas rolantes na estação da Baixa Chiado", denunciou Alexandre.

Na mesma publicação, o músico sublinhou que estamos a falar de uma estação de metropolitano "no centro da capital de um país que tem a lata de andar a dar estímulos para os nómadas digitais" e que, segundo Alexandre, é indiferente aos "sedentários analógicos".

Perante anos de problemas no funcionamento destas escadas, o artista acha que já "basta", que é "uma vergonha" e o espelho de uma "gritante má gestão de recursos neste país". Por isso, apela a todos que a partilhem. "As coisas podem e devem mudar", atirou.

A imagem, publicada na passada terça-feira, tornou-se viral e, neste momento, já tem mais de 41 mil gostos e quase mil comentários.

A repercussão da fotografia foi tanta que levou o Metropolitano de Lisboa a emitir um comunicado onde garante que, até ao final do mês de outubro, todas as escadas mecânicas da estação Baixa-Chiado estarão em "pleno funcionamento".

Ainda segundo o Metro, nesta estação, "cinco escadas mecânicas já foram substituídas por novos equipamentos e encontram-se em curso obras de renovação e beneficiação das restantes oito escadas".

De acordo com o Metropolitano de Lisboa, as sucessivas avarias acontecem devido não só ao desgaste acumulado pelo tempo, sobreutilização da estação e antiguidade dos equipamentos, como a atos de vandalismo.

Leia Também: Sindicatos desconvocam greve no Metro de Lisboa marcada para dia 12

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10