Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Farto de moscas? Eis as razões do aumento e os perigos para a saúde

Apesar de poderem ser bastante irritantes, estes insetos têm um papel importante na natureza, tal como explicou o entomologista Filipe Lopes ao Notícias ao Minuto.

Farto de moscas? Eis as razões do aumento e os perigos para a saúde
Notícias ao Minuto

13:21 - 21/10/22 por Natacha Nunes Costa

País Moscas

As moscas parecem ter-se tornado uma praga este outono, um pouco por todo o país. Basta dar um passeio ao ar livre, fazer uma caminhada na natureza, sentar numa esplanada ou até estar à espera do autocarro em plena cidade de Lisboa, para as sentir à sua volta ou ouvir falar nelas.

As razões para este fenómeno não foram ainda estudadas mas, ao que tudo indica, estão relacionadas, essencialmente, com o tempo, tal como explicou ao Notícias ao Minuto o entomologista Filipe Lopes, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT).

"As razões para termos mais moscas nesta altura do ano, que acho que é o que as pessoas não estão muito habituadas, tem sobretudo a ver, na minha opinião, porque não existem dados oficiais sobre isso, com o facto de as temperaturas estarem a manter-se quentes desde o verão. Normalmente, temos um ciclo de moscas ao longo do ano. No inverno os números reduzem porque as moscas entram numa espécie de hibernação. Quando chega o tempo quente, elas começam a reproduzir-se, o que aumenta os seus números. No final do verão, com a chegada das temperaturas mais baixas e das chuvas mais prolongadas, voltamos a observar uma redução do número de moscas, o que não está a acontecer este ano porque continuamos a ter temperaturas elevadas, dentro do ideal para o desenvolvimento das moscas", realçou o investigador.

Para as moscas adultas a temperatura ideal anda entre os 20ºC e os 30ºC, valores que os termómetros portugueses continuam a registar este outono. 

Para as larvas temos tido também, de acordo com Filipe Lopes, a 'tempestade perfeita'. As temperaturas elevadas aliadas às chuvas intermitentes - em pouca quantidade e não muito contínuas - trazem a humidade ideal para que estas se desenvolvam.

Assim sendo, para o entomologista, "enquanto as temperaturas não reduzirem, durante um tempo mais longo, vamos continuar a ter números elevados de moscas".

Além do tempo, há outros factores que ajudam à disseminação das moscas: "Alimento sempre disponível". Daí ser importante ter atenção ao lixo, aos restos orgânicos e à gestão dos resíduos urbanos, a que muitos têm apontado o dedo na cidade de Lisboa.

Já sobre as espécies de moscas que parecem ter invadido o país, Filipe Lopes disse que parecem ser as mais comuns. A mosca doméstica, a mosca da fruta - que não está fora da sua época porque costuma aparecer mais em setembro/outubro - e as moscas varejas. 

Contaminação de alimentos pode levar a gastroenterites

E será que estas moscas podem trazer alguma doença? Para o especialista, isso é claro.

"Sim, as moscas são conhecidas por transmitirem alguns agentes patogénicos. São insetos vetores, ou seja, transportam no seu corpo micróbios, bactérias ou até vírus  de um hospedeiro vertebrado para outro. Se uma mosca pousar num alimento em decomposição e este tiver alguma bactéria, a mosca transporta essa mesma bactéria até nossa casa e, ao pousar num alimento, contamina-o, podendo assim transmitir algumas doenças, sobretudo, gastroenterites", esclareceu Filipe Lopes.

Além disso, pode haver também alguns casos, sobretudo com as algumas espécies de moscas, em que estas podem depositar ovos no nosso corpo.

"Em Portugal não será muito comum mas, alguns grupos de moscas, colocam ovos na nossa pele ou mucosas e as larvas começam a desenvolver-se aí. Penso que não teremos muitos casos desses, mas com o aumento de moscas pode acontecer. São casos residuais, mas podem acontecer, obviamente", especificou o entomologista.

Moscas "têm um papel crucial na natureza"

Apesar disto (e de serem muito chatas), as moscas são cruciais para a natureza.

"As moscas e as suas larvas têm um papel muito importante na natureza que é fazer a reciclagem dos nutrientes. Alimentam-se de matérias que, para nós, são lixo e acabam por fazer a decomposição desses lixos, desses materiais em decomposição. E é importante que isso aconteça porque é uma das formas de limpar o ambiente, embora, naquele bocado que se está a decompor, seja desagradável, mas é uma função importante. Além disso, as moscas aproveitam esses nutrientes e tornam-se também alimento na natureza para outros animais, como aves, répteis, anfíbios, por aí fora. Fazem, por isso, parte do ciclo alimentar. Outra coisa que tenho lido é que são também polinizadoras. Além das abelhas e das vespas, as moscas são também importantes polinizadores de plantas", esclareceu Filipe Lopes.

Leia Também: Adeus moscas da fruta. Este é o truque que precisa mesmo de saber

Recomendados para si

;
Campo obrigatório